Estomatite, você sabe o que é?

Embora a palavra nos remeta a estômago, estomatite vem da palavra grega “stoma” que significa boca, é caracterizada por qualquer processo inflamatório que afete a mucosa bucal, provocando lesões nas bochechas, céus da boca, amigdalas, língua e boca.

Estomatite trata-se de uma infecção muito comum em crianças e que pode ser causada pelo vírus do herpes simples, ou pelo coxsackie, sendo o primeiro mais comum. Sua prevalência pode aumentar nos períodos de outono e inverno devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados, favorecendo a propagação viral.

 

 

Há alguns tipos de Estomatite:

Estomatite aftosa: caracterizada pelo aparecimento de úlceras, aftas, feridas, vermelhidão e dor na boca, na maioria das vezes surge quando o sistema imunológico está enfraquecido.

Estomatite Herpética: caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas na boca e garganta, pode ocorrer sangramento na gengiva, é também conhecida como gengivoestomatite herpética, manifestando-se ao primeiro contato com o vírus.

Saiba como prevenir!

A melhor forma de prevenção é manter uma boa higienização da boca, das mãos e evitar contato com pessoas contaminadas.

 

Principais Tratamentos

Ao ser identificada a causa da infecção, o tratamento pode concentrar-se na prescrição de medicamentos antivirais, na adoção de uma dieta baseada em líquidos e/ ou analgésicos para amenizar a dor.

 

Lembre-se! A automedicação não é recomendada. Procure sempre um especialista!

 

1 responder

Deixe uma resposta

Quer participar?
Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *