Direitos e Deveres

O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia zela pela transparência na relação com seus pacientes, por isso, criou uma conduta de direitos e deveres.

Direitos

  1. O paciente tem direito a ser identificado pelo seu nome completo e data de nascimento.
  2. O paciente tem direito a atendimento seguro, eficaz, digno, atencioso e respeitoso, sem preconceitos de raça, credo, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.
  3. O paciente tem o direito de identificar adequadamente o profissional que o está atendendo.
  4. O paciente tem direito a informações claras e simples sobre os procedimentos, diagnósticos e tratamentos a que será submetido e suas alternativas.
  5. O paciente tem direito de recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a que será submetido, devendo fazê-lo de forma livre e esclarecida mediante adequada informação, nos casos de incapacidade de manifestação de sua vontade, o paciente tem o direito a ser representado legalmente.
  6. O paciente tem o direito a consultar seu prontuário.
  7. O paciente tem direito à segurança e integridade física nas dependências da instituição.
  8. O paciente tem direito de acesso às despesas referentes ao seu tratamento.
  9. O paciente tem direito a ter resguardadas suas informações pessoais desde que as mesmas não acarretem em riscos à terceiros ou à saúde pública.
  10. O paciente tem direito de manter sua privacidade.

Deveres

  1. O paciente e/ou seus acompanhantes são responsáveis por fornecer informações verdadeiras acerca de seu histórico de saúde.
  2. O paciente é responsável pelas consequências da recusa de seu tratamento após ter sido devidamente informado.
  3. O paciente e seus acompanhantes devem respeitar as regras de funcionamento do hospital, comportando-se ética e moralmente em suas dependências, conforme preconizado pela instituição.
  4. O paciente e seus acompanhantes tem o dever de respeitar os direitos dos demais pacientes e acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços do Hospital.
  5. O paciente e seus acompanhantes tem o dever de respeitar a proibição de fumar nas dependências do Hospital, nos termos da legislação vigente.