Dificuldade em sentir o cheiro?

Segundo Dr. Fabiano Haddad Brandão, Médico Otorrinolaringologista do Hospital Paulista, pode ser Anosmia, uma disfunção que leva a perda do olfato

 

 Apesar de muito comum, a Anosmia é pouco conhecida pela população. Ela pode ser considerada um problema por si só ou um sintoma de outra complicação na saúde. Ela impede a pessoa de sentir cheiros e acaba por comprometer também o paladar, que é formado por 70% do olfato.

 

Segundo o especialista, Hiposmiaé a diminuição e Anosmiaé a perda do olfato, que pode ser parcial ou completa. A maioria das causas de disfunções do olfato são doenças localizadas nas cavidades nasais: gripes, resfriados, sinusite e rinitessão as mais comuns, entre outras causas podemos citar alterações no septo nasal, traumas no nariz ou crânio e alguns tumoresque podem desencadear o problema.

 

Quando a Anosmiafor associada à gripe, alergia, rinite ou sinusite,a utilização de descongestionantes, anti-histamínicos ou antibiótico pode resolver o problema. Já quando a Anosmiaocorrer pela obstrução da passagem nasal, o tratamento envolve cirurgia. “Se os sintomas persistirem ou piorarem, é importante buscar a ajuda de um médico, uma vez que apenas o especialista conseguirá fazer o diagnóstico preciso”, orientou Dr. Fabiano Haddad.

1 responder

Deixe uma resposta

Quer participar?
Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *