Ação é realizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), por meio do Departamento de Otoneurologia

Uma perturbação da orientação espacial, a tontura pode levar a diversos diagnósticos. Com o objetivo de conscientizar sobre o problema, por conta do Dia da Tontura (22 abril), está no ar campanha virtual “Semana da Tontura”, promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Nesta edição, o tema é “Conheça os cristais do seu labirinto”.  O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, como referência na especialidade, marca presença na ação.

Os labirintos estão localizados no interior das orelhas e percebem a movimentação da cabeça e sua posição em relação à gravidade. A função de entender a rotação da cabeça é atribuída a três pares de canais com formas circulares, dispostos em três eixos que acompanham o movimento da cabeça. O líquido em seu interior é responsável pela ativação dessa função.

“Já a percepção da posição que se encontra a cabeça é responsabilidade dos cristais do labirinto, localizados na parte central do órgão. Quando os cristais se deslocam para fora de sua área correta, em direção aos canais circulares, por pancadas ou por uma degeneração natural do labirinto, temos o diagnóstico de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), que desencadeia curtos períodos de tontura”, explica o Dr. Ricardo Schaffeln Dorigueto, coordenador do Setor de Otoneurologia do Hospital Paulista.

O problema pode causar quedas, principalmente em idosos. Entretanto, pessoas de qualquer idade podem ser afetadas, levando em consideração condições gerais de saúde, como o sedentarismo, ansiedade e hábitos nutricionais inadequados.

O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais.

Campanha virtual

Devido à pandemia de coronavírus, essa edição da “Semana da Tontura” é totalmente virtual e conta com vídeos, posts e lives de especialistas no Instagram @semanadatontura e www.facebook.com/semanadatontura/.

O Dr. Ricardo Schaffeln Dorigueto, coordenador do Setor de Otoneurologia do Hospital Paulista, participará de uma transmissão ao vivo, junto com médicos do Brasil e de Portugal para debater o tema. Confira:

Data: 25/04/2020 (sábado)

Hora: 11h

Link para acesso: https://gn1sistemas.com.br/Congresso_detalhes/1052